domingo, 18 de maio de 2008

Capítulo 6

Segue abaixo resumo solicitado pelo orientador do projeto "Pausa Pr'um Café", professor da Disciplina de Eventos do curso de Turismo da PUC-Minas, Edmundo de Novaes Gomes.

O resumo corresponde ao sexto capítulo do livro:

GIACAGLIA, Maria Cecília. Eventos: como criar, estruturar e captar recursos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. 196p.


Capítulo 6: Planejamento da venda

A fase de planejamento é essencial para conseguir vender um projeto. Primeiramente, a pessoa encarregada da venda do projeto deve estar treinada para tal. É interessante também que essa mesma pessoa possua experiência em vivenciar aquisições de patrocínios e conheça bem o mercado com o qual está lidando, além de conhecer muito bem o produto que está vendendo.

Após o planejamento do evento, pode-se elaborar os materiais de apoio, responsáveis pela apresentação do projeto e apresentação institucional da empresa promotora do evento; além do próprio conceito do evento, dados que possam justificar um investimento no mesmo, definição do público alvo e perfil dos convidados.

Ainda nos materiais de apoio é importante possuir claramente o formato do evento, especificando local, data, atividades palestrantes e programa. As cotas de patrocínio, seus benefícios e respectivos valores também devem constar nessas materiais, bem como o número de cotas, valor de investimento e formas de pagamento possíveis.

Existem ainda informações que podem fazer toda a diferença na venda de um projeto. Manter o patrocinador informado sobre os participantes do evento confirmados, pois a medida que cresce esse número as chances de investimento aumentam. É importante mantê-lo informado também sobre outros patrocinadores confirmados, respeitando e tomando certos cuidados para não apresentar outros patrocinadores com perfis semelhantes, empresas concorrentes ou empresas parceiras.