domingo, 18 de maio de 2008

Capítulo 7

Segue abaixo resumo solicitado pelo orientador do projeto "Pausa Pr'um Café", professor da Disciplina de Eventos do curso de Turismo da PUC-Minas, Edmundo de Novaes Gomes.

O resumo corresponde ao sétimo capítulo do livro:

GIACAGLIA, Maria Cecília. Eventos: como criar, estruturar e captar recursos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. 196p.


Capítulo 7: Desenvolvimento de um plano de ataque

Torna-se necessário elaborar um plano de ataque para atingir aos clientes. Esse plano deve ser elaborado separadamente, para cada um dos mesmos. Sua elaboração inicia-se com o estudo do suspect, consiste em conhecer o negócio do seu cliente, bem como quem participa e tem papel relevante no processo decisório.

É necessário se atentar para quem dita a palavra final no processo. Muitas vezes ela é tomada por uma única pessoa outras por grupos inteiros. O projeto de eventos possui dois caminhos para chegar a empresa: no primeiro, o próprio promotor apresenta seu projeto a empresa e no segundo a empresa toma conhecimento do projeto por ele estar alinhado às suas preferências.


Para apresentar o projeto é necessário também pensar antes em qual período é mais conveniente fazer isso. Conhecer o período de planejamento da empresa é essencial já que permite que o promotor procure-a pouco antes que esse processo tenha início. Certificar-se sobre o calendário da empresa garante que o promotor saberá com qual verba a empresa pode tratar.


Após realizar todo esse estudo do
suspect em questão, o promotor deve elaborar sua abordagem personalizada. Caso ele e seu produto não sejam conhecidos pela empresa é necessário elaborar um plano de entrada: composto por contato-target, objetivo da abordagem, forma de abordagem, mensagem e plano de conversa.

Os recursos de comunicação utilizados pelo promotor para entrar em contato com a empresa-
target constituem a fase de campanha. Os principais métodos e técnicas adotados são: e-mail de apresentação, envio de material, evento de lançamento, telegrama, campanha de mídia e e-mails seqüenciais.